sábado, 8 de outubro de 2011

Em clássico esvaziado, Fernandão e Kardec ganham espaço para brilhar


Em um clássico tão esvaziado quanto o Santos x Palmeiras deste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, jogadores que costumam ser coadjuvantes podem assumir um papel mais decisivo. Sem Neymar, Ganso e Elano de um lado, nem Valdivia, Marcos, Luan e Kleber de outro, dois atacantes que chegaram sem alarde a seus clubes se candidatam à função de protagonistas do duelo: Alan Kardec, pelo Peixe, e Fernandão, pelo Verdão. Nomes que não possuem a força dos astros, mas que já provaram seu valor e são titulares incontestáveis de Muricy Ramalho e Luiz Felipe Scolari.
Neste Campeonato Brasileiro, os dois têm ajudado seus times: em 12 jogos pelo Santos, Alan Kardec fez dois gols e participou de outros, servindo bem o companheiro e artilheiro Borges. Com nove jogos no Palmeiras, Fernandão também marcou duas vezes, uma delas logo em sua estreia, em clássico contra o Corinthians – suficiente para conquistar a torcida. Mesmo com Peixe e Verdão vivendo fases pouco produtivas, a dupla tem cacife para brilhar no domingo.
Montagem - Alan Kardec e Fernandão, Santos x Palmeiras (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Alan Kardec e Fernandão, coadjuvantes em alta no clássico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Os números acumulados no Brasileirão mostram que Alan Kardec e Fernandão são participativos. Se as finalizações rarearam (1,8 por jogo para o santista e 1,5 para o palmeirense), os atacantes compensam em outros aspectos, ajudando na marcação, desarmando e até cometendo muitas faltas. Do lado alviverde, Felipão já disse que ensinaria seu centroavante a compor a marcação, trabalho semelhante ao feito com Luan, hoje tido como referência tática para o técnico.
- Importante para o técnico são os que estão no grupo, porque um campeonato não se ganha com sete ou oito, mas sim com os 23, 24 de um grupo. Eu e Muricy vamos colocar aqueles que são os melhores para o clássico – disse Felipão.
 Alan KardecFernandão
Jogos129
Gols22
Finalizações2214
Cabeceio65
Faltas recebidas2112
Faltas cometidas1014
Desarmes79
Roubadas de bola51
Passes certos86101
Passes errados2523
 Ambos têm trajetórias parecidas e precisam provar seu valor se quiserem permanecer em Santos e Palmeiras. Emprestado pelo Benfica-POR, Kardec tem contrato até junho de 2012 e aposta na versatilidade para ficar na Vila Belmiro. Contratado para ser o reserva de Borges, o atacante tem sido utilizado mais pelas pontas, tática que vem dando certo.
Adaptado com as novas funções, Alan Kardec engatou uma série de bons jogos e hoje cava uma vaga como titular até para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro. Revelado pelo Vasco e com passagens por Internacional e Benfica, ele vive momento feliz na Vila Belmiro. Muricy acredita no seu atacante, e também em um bom jogo mesmo sem as estrelas.
- São muitos desfalques dos dois lados, mas mesmo assim vai ser um jogo equilibrado. Talvez tenhamos mais reposições que o Palmeiras, mas vai faltar entrosamento – avisou.
Do lado verde, Fernandão experimenta sua primeira grande chance em um clube de maior repercussão. Vendedor de tapetes até os 19 anos, o grandalhão rodou por times pequenos de Rio de Janeiro e Minas Gerais até chegar ao Guarani. Na Série B, fez gols e chamou a atenção de Felipão, louco para contratar um autêntico centroavante. Rapidamente, acertou contrato até maio do ano que vem. A luta agora é para provar que pode ser contratado definitivamente – ele está emprestado pelo Tombense-MG, dono de seus direitos econômicos.
Na Vila Belmiro, Kardec e Fernandão se enfrentam pela primeira vez e com objetivos parecidos. Para uma dupla que já enfrentou tantos percalços, o desafio não parece dos maiores: quem brilhar ganha mais um trunfo para permanecer em seu clube na próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@blogdosantos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...