sábado, 22 de outubro de 2011

Parabéns, Vila Belmiro, pelos 95 anos de um "passado e presente só de glórias"



No dia 22 de outubro de 1916, há 95 anos, o Estádio Urbano Caldeira abria as portas para o primeiro jogo de sua história. Era domingo, e o Santos FC, que já havia jogado 47 partidas fora da Vila desde sua fundação, não poderia fazer uma festa de inauguração melhor do que com uma vitória por 2 a 1 diante do Clube Atlético Ypiranga.
Adolpho Millon Jr, sócio-fundador do Clube, foi o autor do primeiro gol da Vila Belmiro, sendo Jarbas o segundo marcador. O primeiro time a atuar na Vila Mais Famosa do Mundo era formado por Odorico; Américo e Arantes; Pereira, Oscar e Junqueira; Millon, Marba, Tedesco, Jarbas e Arnaldo.
De lá pra cá, a Vila Belmiro foi palco de 2.068 jogos do Alvinegro Praiano. Em casa, com a força de sua torcida, o Santos FC venceu 1.315 partidas, empatou 404 e foi derrotado em 349 jogos. As redes da Vila já foram sacudidas 7.822 vezes, sendo desses 5.304 gols marcados e 2.518 sofridos.
Além de ser palco de tantas partidas, clássicos e amistosos da equipe profissional, o estádio também recebe jogos das categorias de base do Clube, da equipe de Futebol Feminino e, em dezembro de 2010, abrigou um amistoso de Futebol Americano da equipe do Santos Tsunami contra o Osasco Soldiers.
Muitos craques de bola já passaram pelo gramado da Vila. Pelé, Pepe, Coutinho, Mengálvio, Dorval, Lima, Clodoaldo, Giovanni, Ary Patusca, Serginho Chulapa, Robinho, Diego, Paulo Henrique Ganso e Neymar foram alguns dos tantos ídolos do Santos FC que encheram de alegria o torcedor santista.
A compra da Vila
A primeira vez que a diretoria santista se reuniu para discutir a compra de um terreno para a construção de um campo de futebol foi no dia 14 de julho de 1915. Luiz Suplicy Júnior, Harold Cross, Sebastião Arantes Nogueira e Francisco Viriato Corrêa da Costa eram os integrantes da comissão que adquiriu o terreno de 16.650m² localizado no bairro Vila Belmiro, no dia 16 de junho de 1916, sob a presidência de Agnello Cícero de Oliveira, que tinha como seu vice o Dr. Álvaro Ribeiro.
A posse definitiva do terreno veio apenas no dia 22 de maio de 1989, quando foi feito também o registro no 3º Cartório de Notas de Santos. A escritura original, redigida à mão, foi registrada na 1ª Comarca de Santos em 1922.
Por indicação de Ricardo Pinto Oliveira, em 24 de março de 1933, o estádio do Santos FC passou a se chamar Estádio Urbano Caldeira, em homenagem ao patrono do Clube, o Sr. Urbano Villela Caldeira Filho.

FONTE .@santosfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@blogdosantos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...