quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ganso faz aniversário.e mira o Mundial e quer joga mais uma Libertadores


O meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, representante da nova geração de Meninos da Vila, completa 22 anos nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, e Dia das Crianças. É um jovem que saiu há pouco tempo da adolescência, mas já tem experiência de veterano.
Estourou em 2010, jogando muito, brilhando com a camisa 10 mais famosa do futebol. Foi alçado ao estrelato instantâneo, virou o meia “ideal” para comandar a Seleção Brasileira, considerado o herdeiro natural do posto de que já foi de Pelé, Rivelino, Zico, Ronaldinho Gaúcho, Kaká.
De repente, sentiu o mundo desabar sobre sua cabeça quando sofreu uma gravíssima lesão no joelho esquerdo em agosto do ano passado. Justamente quando vivia seu melhor momento, logo após a conquista da Copa do Brasil. Nos sete meses em que passou se recuperando da cirurgia, teve de lidar com uma ferrenha briga de bastidores entre seus representantes e o Santos, que nunca conseguiram entrar num acordo para ampliação do contrato do meia. Foi “vendido” para Corinthians, Internacional, Paris Saint Germain. Toda hora tinha de vir a público explicar que não havia assinado nada com clube nenhum.
Ganso Santos Crianças (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Garotada em Santos pede autógrafo a Paulo Henrique Ganso (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
Eu não preciso de terapia. Prefiro manter meu foco no trabalho"
Paulo Henrique Ganso
Voltou a jogar neste ano e, novamente, embarcou numa roda-viva. Conquistou o Paulista, a Taça Libertadores, mas sofreu a decepção do fracasso brasileiro na Copa América. Para piorar, duas lesões musculares. Ele ainda se recupera da segunda e não tem data certa para retorno. Na última segunda-feira, 35 dias após se machucar defendendo a Seleção Brasileira em amistoso contra Gana, em Londres, ele voltou a correr no CT Rei Pelé. A expectativa é que o meia possa estar em campo contra o Flamengo, dia 23 de outubro, no Engenhão.
Tudo isso com apenas 22 anos. Caso para terapia? Não, garante o craque. Ele diz que procura exorcizar seus fantasmas sozinho. O travesseiro é seu conselheiro.
- Acho que não preciso de terapia. Nunca pensei em usar. Procuro sempre manter a cabeça tranquila, esquecer as brigas e manter o foco no meu trabalho.
O maestro santista esteve na última terça-feira fazendo a festa de meninos e meninas atendidos pelo Núcleo de Amparo a Crianças e Adultos com Câncer (Nacac). Ele foi o convidado de honra da homenagem feita aos pequenos pela instituição, que cuida de cerca de 400 pessoas da Baixada Santista.
Após posar para muitas fotos, dar autógrafos e entregar presentes para a garotada, Ganso falou sobre seus planos para o futuro. Disse que sua principal meta é voltar a jogar bem, estar em condições plenas de ajudar o Santos no Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, e, claro, recuperar a camisa 10 da Seleção. Admite que a volta antecipada após a primeira lesão muscular, em maio, para que pudesse jogar a final da Taça Libertadores, e o excesso de jogos após a conquista continental atrapalharam o seu ano.
O craque afirmou ainda que transferência para a Europa não está em sua pauta no momento e garantiu que disputará a Taça Libertadores de 2012 pelo Santos.
Ganso Santos Crianças (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Meia distribui presentes e sorrisos às crianças da entidade (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
Confira a seguir os principais lances do papo com Ganso.
GLOBOESPORTE.COM - Você completa 22 anos nesta quarta-feira. Já escolheu o presente?
Paulo Henrique Ganso - 
O maior presente que eu posso ganhar pode chegar daqui a dois meses. É o Mundial.

E como está sendo a recuperação dessa segunda lesão muscular (coxa esquerda)?
Estamos fazendo tudo aos poucos. Quero me preparar bem, sem pressa, para poder estar inteiro no Mundial, já que o Santos está distante dos líderes do Brasileiro. Essa é a minha maior motivação no momento.

Você já tem data para voltar a jogar?
Vou atuar em algumas partidas do Brasileiro para adquirir ritmo, mas ainda não tem uma data certa. Estou me preparando muito bem para voltar só quando estiver 100%. Com a benção de Deus não sentirei mais nada.

O risco de perder espaço na Seleção por causa das lesões o aflige?
Não. A chance (na Seleção) vai surgir novamente. Eu sempre digo isso a mim mesmo. Vou me preparar bem para voltar a jogar e não sentir mais lesões. Jogando o meu futebol bonito, naturalmente voltarei a ser convocado.
Ganso Santos Crianças (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Ganso pega pequeno torcedor no colo
(Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
Você sofreu sua primeira lesão muscular neste ano (coxa direita) na final do Campeonato Paulista (contra o Corinthians, dia 8 de maio) e teve de antecipar o retorno para jogar a final da Taça Libertadores (dia 22 de junho). Isso o prejudicou?
Houve uma antecipação, mas acho que valeu a pena porque pude jogar a final e conquistar a Libertadores. O que atrapalhou mesmo foi o excesso de jogos depois da Libertadores (ele viajou para disputar a Copa América no dia seguinte à conquista continental). Foi complicado mesmo, mas isso é natural do futebol. Vamos aprendendo para não acontecer mais.

Os constantes desentendimentos entre a DIS, empresa que cuida de sua carreira, e o Santos o atrapalham de alguma forma?

Não, pois é algo entre eles e o Santos. Entre clube e Paulo Henrique não tem nada. Fico totalmente fora dessa história.

Você disputará a Libertadores do ano que vem pelo Santos?
Será o ano do centenário do Santos, algo histórico. Então, espero estar presente.

Mas você não tem certeza?
Tenho certeza, sim, pois meu contrato com o Santos vai até 2015.

O presidente do Santos (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro) disse que conversou com você há alguns dias e revelou que vocês combinaram de voltar a falar sobre renovação de contrato em janeiro. Existe mesmo a possibilidade de vocês finalmente entrarem em acordo?
Existe, sim. O presidente veio falar comigo, mas eu disse que não era o melhor momento, pois o Santos está se preparando para o Mundial. Então, achamos que era melhor deixar para janeiro, depois das férias.

Houve muitas especulações sobre uma transferência sua para o exterior. Com essas lesões, as coisas esfriaram?
Achei melhor deixar esse assunto mais para frente. Estou mais focado em voltar a jogar um futebol de qualidade aqui no Santos. Minha cabeça está apenas voltada para isso.

Qual é a sensação de poder ajudar crianças que precisam de auxílio, como essas que você está visitando?
É uma sensação muito boa. Aprendemos muito. Apesar de tudo, elas continuam sorrindo. São exemplos. Foi um dia especial para mim, pois é muito legal sentir a felicidade deles só por estarem perto de mim. É emocionante.
Ganso Santos Crianças (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@blogdosantos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...